Pages

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

batom vermelho a história



Olá  suas lindinhas!!!

Trouxe hoje pra vocês algo realmente interessante  a história do batom vermelho, esse danadinho que esta sempre na moda, entra e sai estação e ele continua firme e forte.


                       

 Voltando no tempo: as mulheres da antiga Mesopotâmia foram as possíveis inventoras do batom, cerca de 5.000 anos atrás. Elas esmagavam joias semi-preciosas para destacar os  e até mesmo passá-las ao redor dos olhos. As mulheres da Civilização do Vale do Indo também coloriam seus lábios com uma pigmentação vermelha.
 As egípcias, conhecidas pelas colaborações cosméticas, criaram um corante vermelho feito a partir de algas marinhas, iodo e bromo. Esta primeira tentativa de batom rica em ácido trouxe inúmeras doenças infecciosas às mulheres e consequentemente aos homens, ficando conhecido na época como “O beijo da morte”.
Já a criação de Cleópatra foi feita través de besouros carmim (nativos do México) que tinham um pigmento vermelho vivo. Os besouros eram esmagados com ovos de formiga e para o efeito cintilante, utilizavam-se escamas de peixe. A henna e o  completavam o make " eu heim". 







Já no século XVI então, o batom virou sensação do momento. A , uma verdadeira it-girl lançadora de tendências da época popularizou o combo lábios rubros e rosto com pó de arroz. Foi nessa época que a produção do batom evoluiu para as bases feitas a partir de cera de abelha, óleo de jojoba e derivados de plantas com corantes vermelhos.
O problema é que quando a Rainha Victoria ocupou o trono, a maquiagem em geral foi quase banida por toda a Europa medieval, por ser considerada vulgar e típica de prostitutas. Até então, o batom sobreviveu em becos escuros até as atrizes trazerem sua credibilidade de volta.

                                                  


Enquanto isso, no Japão do século XVIII, as gueishas esmagavam pétalas de açafrão para criar batons, pintar as sobrancelhas e delinear os olhos.A volta do dito-cujo no final do séc. XIX fez com que a Guerlain começasse a manufaturar o produto e já em 1884, o primeiro batom da história moderna foi introduzido pelos perfumistas parisienses. Ele era embrulhado em papel de seda feito com sebo de veado, óleo de mamona e cera de abelha.



com a popularidade da indústria cinematográfica nas décadas de 20 e 30, Elizabeth Arden e Estée Lauder começaram a vender batons vermelhos em seus salões. A partir de então, a indústria americana iniciou a produção de mais variedades de cores como o rosa claro, lilás e vermelho escarlate.
Já na década de 40, com a febre das  e a Segunda Guerra Mundial, o batom vermelho deu uma guinada. As escalas de produção tornaram-se mundiais, principalmente após a invenção das embalagens push-up em metal e do  para lábios, como os de hoje em dia.
Gostaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem aqui seus comentários muchachas!!